A produção da indústria de bens de capital registrou crescimento de 0,8% em fevereiro frente a janeiro, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (2). Na comparação anual, o avanço foi de 8,5%, com um acumulado de 9,6% em 12 meses. Os números, parte da PIM-PF, refletem a recuperação do setor, que inclui máquinas e equipamentos usados na produção industrial.
Já a produção de bens de consumo teve queda de 1,3% na passagem de janeiro para fevereiro, embora apresente alta de 2,6% em relação a fevereiro de 2024. Os bens duráveis tiveram recuo de 3,2% mensal, mas um expressivo aumento de 17,1% na comparação anual. Enquanto isso, os semiduráveis e não duráveis caíram 0,8% no mês e subiram apenas 0,1% no ano.
Os bens intermediários, por sua vez, cresceram 0,8% em fevereiro ante janeiro, mas registraram leve queda de 0,1% na comparação anual. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria mostrou recuo de 0,1%, indicando certa estabilidade no setor. Os dados sugerem um cenário misto, com destaque para o desempenho positivo dos bens de capital.