O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de 18 autoridades, incluindo ministros e parlamentares, chegaram a Roma nesta sexta-feira (25) para o funeral do papa Francisco, marcado para sábado (26). O corpo do pontífice, que morreu na última segunda-feira (21) aos 88 anos, está sendo velado na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens em três dias. O rito de fechamento do caixão ocorreu nesta sexta, com a presença de cardeais e oficiais do Vaticano.
O funeral será realizado no sábado, a partir das 10h (horário local), seguido pela missa de corpo presente e o início do Novemdiales, tradição de nove dias de luto e orações. Após a cerimônia, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, onde Francisco será sepultado conforme seu pedido. O pontífice, que tinha histórico de problemas de saúde, faleceu após um acidente vascular cerebral.
O presidente decretou luto oficial de sete dias no Brasil e destacou o legado de Francisco na promoção da paz e no combate às desigualdades. Com o fim do luto, o Vaticano iniciará o conclave para escolher o novo líder da Igreja Católica.