Nos primeiros 100 dias de governo, prefeitos eleitos e reeleitos em municípios do Norte e Noroeste do RJ relataram progressos em projetos prioritários. Em Italva, a administração do prefeito Leonardo Orato Rangel destacou a finalização de três Estratégias de Saúde da Família (ESFs), incluindo uma nova unidade nos bairros Boa Vista e Calcário e reformas em outras duas. Na infraestrutura, obras de calçamento e acessibilidade foram concluídas ou estão em andamento, como a remodelagem da entrada da prefeitura. Além disso, servidores públicos receberam reajuste salarial e aumento no vale-alimentação, reforçando a valorização do funcionalismo.
Ações existentes também foram aprimoradas, como a manutenção intensiva de estradas rurais pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o consórcio CIDENNF e a EMATER-RIO. Na Assistência Social, um ônibus exclusivo para idosos foi adquirido, e oficinas gratuitas, como capoeira e artesanato, foram ampliadas. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade de vida e a integração da população, especialmente em áreas rurais e para a terceira idade.
Para 2025, o governo municipal planeja expandir o projeto Mais Saúde no Campo, incluindo atendimento nutricional nas comunidades rurais. A Secretaria de Cultura também reorganizou a feirinha de artesãos, agora realizada em novo local no centro da cidade, impulsionando a economia criativa. Essas medidas refletem uma gestão focada em eficiência, bem-estar e desenvolvimento sustentável para todos os cidadãos.