O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 foi prorrogado até esta sexta-feira (02 de maio). O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, e os interessados devem acessar a página do participante com login no Gov.br para realizar o pedido. Entre os critérios para obter a isenção estão: estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública, ser participante do programa Pé-de-Meia, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, ou estar inscrito no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos.
Quem faltou aos dois dias do Enem 2024 precisa justificar a ausência para garantir a gratuidade na edição de 2025. O exame, que completa 20 anos, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu e Prouni, além de ser aceito por universidades portuguesas conveniadas com o Inep.
A isenção da taxa é um benefício importante para estudantes de baixa renda, facilitando o acesso ao exame que pode definir o futuro acadêmico dos participantes. O MEC reforça a importância de cumprir os prazos e requisitos para garantir a participação gratuita no processo seletivo.