Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto em possíveis cenários de segundo turno na eleição presidencial de 2026. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, Lula tem 44% das intenções, enquanto o adversário aparece com 40%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O estudo, que ouviu 2.004 eleitores em 120 municípios, tem um índice de confiabilidade de 95%.
Em comparação com outros potenciais candidatos da direita, Lula mantém vantagem, embora com variações. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o petista tem 44% contra 38% dela. Já em um embate com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a diferença é de seis pontos (43% a 37%). O governador do Paraná, Ratinho Júnior, aparece com 35% contra 43% de Lula, enquanto o influenciador Pablo Marçal registra 35% frente aos 44% do presidente.
A pesquisa também aponta que, em um cenário espontâneo, sem lista de candidatos, Lula é citado por 9% dos entrevistados, seguido por Bolsonaro (7%) e Tarcísio (1%). No entanto, 80% dos eleitores ainda se declaram indecisos. Em todos os cenários, há um percentual significativo de votos brancos, nulos ou abstenções, variando entre 13% e 22%, indicando um eleitorado ainda não totalmente engajado com as opções apresentadas.