Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que 43% dos eleitores consideram o governo atual pior do que o anterior, enquanto 39% avaliam a gestão presente como melhor. Outros 15% veem os dois mandatos como equivalentes, e 3% não souberam responder. Os números representam uma mudança em relação ao levantamento de dezembro, quando 42% consideravam o governo atual superior e 37% preferiam o anterior.
A aprovação do governo atingiu seu pior nível desde o início da gestão em janeiro de 2023, com 56% dos entrevistados desaprovando a administração e apenas 41% aprovando. Na avaliação específica da gestão, 41% a consideram negativa, 27% positiva e 29% regular. Além disso, 53% dos brasileiros avaliam que a atual gestão é pior do que as duas anteriores, enquanto 23% a veem como equivalente e 20% como melhor.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 eleitores em 120 municípios entre 27 e 31 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiabilidade. Os dados refletem uma tendência de crescente insatisfação entre a população, marcada pela deterioração dos índices de aprovação nos últimos meses.