Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) aponta que 56% dos brasileiros desaprovam o governo atual, enquanto 41% o aprovam. O levantamento, realizado com 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, mostra um aumento na insatisfação em relação a janeiro, quando a desaprovação era de 49%. Além disso, 56% dos entrevistados acreditam que o país está na direção errada, e a mesma porcentagem avalia que a economia piorou nos últimos 12 meses.
A percepção negativa se estende a questões como emprego e custo de vida: 53% afirmam que está mais difícil conseguir trabalho, e 81% sentem que o poder de compra diminuiu. O preço dos alimentos e combustíveis também é motivo de preocupação, com 88% e 70% dos entrevistados, respectivamente, relatando aumento. A desaprovação é maior entre homens, jovens de 16 a 34 anos, e eleitores de renda mais alta, enquanto a região Nordeste e pessoas com menor escolaridade mantêm taxas de aprovação mais elevadas.
Comparações com governos anteriores revelam que 53% consideram a atual gestão pior que os mandatos passados de Lula, enquanto 43% a veem como pior que a de Bolsonaro. A expectativa para os próximos anos é de mudança: 81% esperam um governo diferente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.