No segundo trimestre de 2025, 48% das empresas brasileiras planejam expandir suas equipes, um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup. Com a participação de 1.050 empregadores, o estudo mostra que o Brasil ocupa a 12ª posição no ranking global de Expectativa Líquida de Emprego, com uma taxa média de 26% para o período de abril a junho. O setor de Tecnologia da Informação (TI) lidera as contratações, com 39% das empresas prevendo expansão, seguido pelos Serviços de Comunicação, com 38%.
Apesar do cenário positivo, 84% dos empregadores de TI enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados, especialmente nas áreas de TI e Dados, onde 39% relatam escassez de mão de obra. Regionalmente, São Paulo lidera as intenções de contratação (50%), enquanto o Rio de Janeiro registra 34% e o Paraná apresenta queda significativa, de 32% para 23%. Globalmente, a expectativa líquida de emprego é de 25%, com Índia (43%), Estados Unidos (34%) e México (33%) à frente.
Nilson Pereira, diretor do ManpowerGroup Brasil, destaca que, mesmo com as incertezas econômicas no início do ano, as empresas estão mais otimistas, impulsionadas por investimentos em contratações, principalmente no setor de TI. A demanda por Inteligência Artificial e segurança cibernética tem sido um fator chave para esse crescimento, reforçando a necessidade de capacitação profissional no setor.