Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que o governo federal enfrenta o maior índice de desaprovação desde o início do mandato. Pela primeira vez, mais da metade da população (56%) avalia negativamente a gestão, enquanto 41% aprovam e 3% não souberam ou não responderam. Em comparação com o levantamento de janeiro, houve um aumento de sete pontos percentuais na reprovação, que antes era de 49%.
As regiões Sul e Sudeste lideram a insatisfação, com 64% e 60% de reprovação, respectivamente. Em contraste, o Nordeste mantém a maior taxa de aprovação (52%), enquanto Norte e Centro-Oeste registram 52% de desaprovação. A análise por gênero mostra que homens (59%) são mais críticos do que mulheres (53%).
Entre as faixas etárias, jovens de 16 a 34 anos são os mais descontentes (64%), enquanto idosos acima de 60 anos têm avaliação majoritariamente positiva (50%). A margem de erro da pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.