Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de segundo turno nas eleições de 2026. Em oito possíveis disputas, incluindo adversários como governadores e figuras políticas da oposição, Lula varia entre 42% e 45% das intenções de voto, enquanto seus oponentes ficam entre 30% e 40%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Apesar da vantagem nas simulações, 62% dos entrevistados afirmam que o presidente não deveria se candidatar à reeleição, contra 35% que apoiam a ideia. A pesquisa também revela um empate técnico entre os medos dos eleitores: 44% temem o retorno de um ex-presidente ao poder, enquanto 41% receiam a continuidade do atual governo. A rejeição a ambos os nomes é igual, com 55% dos entrevistados declarando que não votariam neles.
Entre os possíveis candidatos da direita, o governador de São Paulo e a ex-primeira-dama aparecem empatados, com 15% e 14% das preferências, respectivamente. Outros nomes, como governadores de Minas Gerais e Goiás, têm menor rejeição, mas também são menos conhecidos. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, destacando um cenário ainda em formação, mas com tendências claras para a disputa presidencial.