Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de segundo turno nas eleições de 2026. Em disputas contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula tem 43% das intenções de voto, contra 31% do adversário. Outros cenários incluem nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com Lula mantendo vantagem em todos os casos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Apesar da liderança nas simulações, 62% dos entrevistados afirmam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 35% apoiam a ideia. A pesquisa também revela um empate técnico entre o medo de Lula continuar na presidência (41%) e o temor de um retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (44%). Além disso, ambos registram a mesma taxa de rejeição (55%), indicando um cenário polarizado.
Entre os possíveis nomes da direita, Tarcísio de Freitas (15%) e Michelle Bolsonaro (14%) aparecem como preferidos, seguidos por Pablo Marçal (11%). Governadores como Romeu Zema e Ronaldo Caiado têm as menores rejeições, mas também são os menos conhecidos. O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, destacando a incerteza e a divisão do eleitorado brasileiro.