Uma pesquisa da Genial/Quaest, realizada entre 27 e 31 de março, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de segundo turno simulados para as eleições de 2026. Em disputas contra nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula varia entre 42% e 45% das intenções de voto, enquanto os adversários ficam entre 30% e 38%. O cenário mais equilibrado é contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, apesar de inelegível, aparece com 40%, contra 44% de Lula.
Apesar da vantagem nas simulações, 62% dos entrevistados afirmam que Lula não deveria concorrer à reeleição, enquanto 35% apoiam a candidatura. A pesquisa também mostra empate técnico quando questiona se os eleitores temem mais a continuidade de Lula ou o retorno de Bolsonaro: 44% citam o ex-presidente, e 41%, o atual. Além disso, ambos têm rejeição igual (55%), indicando polarização persistente.
Entre as alternativas da direita, Tarcísio e Michelle Bolsonaro (PL) lideram as preferências (15% e 14%, respectivamente), seguidos por Pablo Marçal (11%) e Ratinho Júnior (9%). Governadores como Zema e Caiado têm menor rejeição, mas também menor reconhecimento. O levantamento, com margem de erro de 2 pontos, reflete um eleitorado dividido, com altos índices de indecisos e votos brancos/nulos em todos os cenários.