Uma nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, mostra que 62% dos brasileiros são contra a candidatura do presidente Lula à reeleição em 2026, enquanto 35% apoiam a ideia. O levantamento, realizado com 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, também aponta um empate técnico entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro em um possível segundo turno, com 44% e 40% das intenções de voto, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Em outros cenários de segundo turno, Lula lidera contra possíveis adversários, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (37%), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (38%). No entanto, a rejeição ao presidente subiu de 49% para 55%, igualando-se à de Bolsonaro, que também registra 55%. Entre os menos rejeitados estão os governadores Romeu Zema (24%) e Ronaldo Caiado (26%), embora sejam menos conhecidos pelo eleitorado.
Quando questionados sobre o medo de Lula continuar ou Bolsonaro retornar à presidência, os entrevistados apresentaram um empate técnico: 44% temem o retorno do ex-presidente, enquanto 41% receiam a permanência do atual. A pesquisa ainda revela que, na ausência de Bolsonaro, não há um nome claro para representar a direita, com Tarcísio, Michelle e Pablo Marçal empatados dentro da margem de erro. O cenário sugere um eleitorado dividido e incerto sobre o futuro político do país.