Uma pesquisa realizada pelo New York Times em parceria com o Siena College mostra que a maioria dos americanos desaprova o atual governo, com 54% reprovando sua gestão e apenas 42% aprovando. Os entrevistados associam o segundo mandato a termos como “caótico” (66%) e “assustador” (59%), embora 42% ainda o considerem “animador”. A pesquisa ouviu 913 eleitores entre 21 e 24 de abril, mas não divulgou a margem de erro.
Entre as políticas mais criticadas estão a gestão da guerra na Ucrânia (56% de desaprovação), a economia (55%) e conflitos estrangeiros em geral (54%). Ações como a imposição de tarifas sem autorização do Congresso e a deportação de imigrantes ilegais também foram mencionadas. Por outro lado, medidas como o perdão de dívidas estudantis receberam apoio de 42% dos entrevistados.
O levantamento ainda aponta preocupação com possíveis excessos de poder, como ignorar decisões da Suprema Corte (76% consideram negativo) e enviar cidadãos para prisões em outros países (73% reprovam). Desde o início do novo mandato, em janeiro de 2025, medidas polêmicas, como a saída da Organização Mundial da Saúde e o aumento de deportações, têm marcado a administração atual.