Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S.Paulo mostra que 58% dos brasileiros acreditam que a criminalidade aumentou em suas cidades nos últimos doze meses. O levantamento, feito entre 1º e 3 de abril com 3.054 entrevistados em 172 municípios, aponta que a percepção de piora é predominante em todos os grupos analisados, incluindo diferentes gêneros, faixas etárias, níveis de renda e preferências partidárias. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A minoria dos entrevistados (15%) avalia que houve redução nos crimes, enquanto 25% não perceberam mudanças. A sensação de aumento da criminalidade é mais acentuada entre mulheres, moradores de capitais e regiões metropolitanas, e na região Sudeste. Nas grandes cidades, 66% dos residentes relatam piora, contra 51% no interior.
Diferenças também aparecem na análise por gênero: 62% das mulheres veem alta na criminalidade, contra 52% dos homens. Além disso, apenas 12% das mulheres acreditam em diminuição, frente a 19% dos homens. Os dados refletem uma preocupação generalizada com a segurança pública no país, sem distinção significativa entre grupos sociais ou regionais.