Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas no estado do Rio de Janeiro aponta que 60,4% dos eleitores desaprovam o governo federal, enquanto 36,7% o avaliam positivamente. A pesquisa, realizada com 1.680 pessoas entre 31 de março e 4 de abril, tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais e 95% de confiança. Além da avaliação presidencial, o estudo simulou cenários para as eleições de 2026, destacando preferências entre possíveis candidatos.
Em um cenário com participação de um ex-presidente atualmente inelegível, ele lidera as intenções de voto no estado, com 42,8%, à frente do atual mandatário, que tem 29,2%. Outros nomes, como Ciro Gomes e Eduardo Leite, aparecem com percentuais menores. Já em uma simulação sem a presença desse ex-presidente, a ex-primeira-dama e o atual presidente aparecem tecnicamente empatados, com 33,2% e 29,7%, respectivamente. Outros cenários incluem o governador de São Paulo, que figura em terceiro lugar.
Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de nomes, o ex-presidente também lidera as menções (21,4%), seguido pelo atual (15,8%). Quase metade dos entrevistados (49,3%) não soube ou não quis opinar. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral e reflete as preferências atuais no estado, com margem para mudanças até 2026.