Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) revela que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, são os nomes mais citados para representar a direita nas eleições de 2026, em substituição a Jair Bolsonaro, atualmente inelegível. Entre o eleitorado geral, Tarcísio tem 15% das menções, enquanto Michelle aparece com 14%, ambos tecnicamente empatados devido à margem de erro de dois pontos percentuais. Pablo Marçal também surge como opção, com 11% das citações, à frente de outros nomes como Ratinho Júnior e governadores como Romeu Zema e Ronaldo Caiado.
Quando o recorte é feito entre eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, Michelle lidera com 26%, seguida por Tarcísio com 24%, enquanto Pablo Marçal fica em terceiro, com 12%. Já entre os eleitores de Lula, Tarcísio e Ratinho Júnior aparecem com 10% cada, mostrando uma divisão nas preferências conforme o espectro político. O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, com margem de erro de 2 pontos e 95% de confiança.
Além disso, a pesquisa destacou que 62% dos entrevistados acreditam que o presidente Lula não deveria concorrer a um quarto mandato em 2026, um aumento de dez pontos percentuais em relação ao último levantamento. Em um possível segundo turno hipotético, Lula lidera com 44% contra 40% de Bolsonaro, reproduzindo a polarização de 2022. Os dados refletem um cenário em busca de renovação, tanto na esquerda quanto na direita.