No segundo trimestre de 2025, 48% das empresas brasileiras planejam aumentar sua força de trabalho, um crescimento de quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup. O estudo, que ouviu 1.050 empregadores no país, revela uma Expectativa Líquida de Emprego de 26%, com leve queda de 1% em comparação ao período anterior. Os setores de Tecnologia da Informação (39%) e Serviços de Comunicação (38%) lideram as projeções mais otimistas, embora 84% dos empregadores de TI relatem dificuldades em encontrar profissionais qualificados.
São Paulo (50%) e Rio de Janeiro (34%) são os estados com as maiores intenções de contratação, enquanto o Paraná registrou queda na expectativa, passando de 32% para 23%. Globalmente, 40% das empresas pretendem contratar, com destaque para a região Ásia-Pacífico (30%), seguida pelas Américas (29%) e Europa e Oriente Médio (20%). Índia (43%), Estados Unidos (34%) e México (33%) lideram o ranking mundial, enquanto países como Grécia (7%) e Argentina (0%) apresentam perspectivas menos favoráveis.
Nilson Pereira, diretor do ManpowerGroup Brasil, destaca que o início do ano é marcado por incertezas econômicas, mas, à medida que o cenário se consolida, as empresas ampliam investimentos em contratações. O setor de TI continua impulsionando a demanda, impulsionado pela adoção de Inteligência Artificial e o aumento de ataques cibernéticos. Segundo a Avanade, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar orçamentos em IA Generativa, reforçando a tendência de crescimento no segmento.