Apesar de apelos, o Partido Liberal (PL) anunciou que vai obstruir os trabalhos no plenário da Câmara dos Deputados para pressionar a pauta de um projeto que anistia réus de crimes ligados a episódios políticos recentes. O líder da bancada afirmou que a obstrução será total, sem exceções, mesmo com pedidos contrários de setores aliados, como a bancada ruralista. A expectativa é que o projeto de reciprocidade econômica, que tem apoio tanto do governo quanto da oposição no Senado, seja votado até quinta-feira (3).
A obstrução ocorre em um momento de tensão, com o presidente da Câmara e o relator do projeto trabalhando para garantir a votação. Na terça-feira (1º), o PL recebeu apoio discreto de partidos do centrão, mas não conseguiu impedir a aprovação de uma Medida Provisória do governo federal. Um requerimento para retirar itens da pauta foi rejeitado por ampla maioria, com 269 votos contra.
Apesar do resultado, o líder do PL considerou a estratégia bem-sucedida, já que apenas uma MP foi votada. O impasse reflete divergências dentro do Congresso, com o PL buscando priorizar sua agenda, enquanto outros grupos avançam com projetos de interesse do Executivo. O desfecho da votação do projeto de reciprocidade econômica ainda permanece incerto.