O Papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo (6) desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas, após tratar uma pneumonia. Aos 88 anos, o pontífice apareceu na Praça de São Pedro em uma cadeira de rodas, saudando fiéis com voz frágil e utilizando oxigênio. A aparição surpresa ocorreu após uma missa do Jubileu da Igreja Católica, marcando seu retorno gradual às atividades após mais de cinco semanas de tratamento, incluindo um período crítico em que seus médicos chegaram a considerar interromper os cuidados.
Durante a internação de 38 dias, Francisco enfrentou complicações graves devido a uma pneumonia dupla, agravada por problemas pulmonares de sua juventude. Em mensagem divulgada pelo Vaticano, o papa agradeceu pelo apoio e destacou a importância do cuidado aos doentes, reflexão que permeou sua recuperação. Apesar do sorriso e da voz mais firme em comparação à última aparição, em 23 de março, seus compromissos públicos seguem limitados por recomendação médica.
Os médicos prescreveram dois meses de repouso no Vaticano, cancelando todos os compromissos oficiais do papa. Ainda não está confirmado se ele poderá liderar as celebrações da Páscoa, em 20 de abril, um dos momentos mais importantes do calendário cristão. Enquanto isso, Francisco segue em recuperação, com sua equipe monitorando de perto sua saúde para evitar recaídas.