O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (16.abr.2025) que o papa Francisco não presidirá a missa de Páscoa no domingo (20.abr.2025) na Praça São Pedro, por motivos de saúde. A celebração será conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica Vaticana. As demais cerimônias da Semana Santa também serão lideradas por outros membros da hierarquia católica, incluindo cardeais como Domenico Calcagno, Claudio Gugeroti e Giovanni Battista Re.
Francisco enfrenta desafios de saúde após ficar 38 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla. A condição é particularmente preocupante, já que o pontífice teve parte de um pulmão removido no passado. Sua última internação, encerrada em 23 de março, foi a mais grave desde o início de seu papado, há 12 anos.
A ausência do papa na missa de Páscoa marca um momento raro em seu pontificado, destacando a necessidade de cuidados contínuos. A distribuição das celebrações entre altos membros do Vaticano demonstra a estrutura da Igreja para lidar com situações como essa, garantindo a continuidade dos ritos religiosos durante a Semana Santa.