O papa Francisco, que está se recuperando de uma pneumonia bilateral grave, apareceu de surpresa durante a missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (13). Apesar de usar cadeira de rodas, o pontífice de 88 anos demonstrava bom estado de saúde, sem necessidade de oxigênio adicional. Ele cumprimentou fiéis, distribuiu doces para crianças e desejou uma feliz Semana Santa antes de encerrar a breve aparição no altar da Basílica de São Pedro.
Esta foi a mais recente de uma série de aparições não programadas pelo papa nos últimos dias, incluindo um encontro com o rei Charles III e a rainha Camilla, uma visita à Basílica de São Pedro para acompanhar reformas e uma oração na Basílica de Santa Maria Maior. Em seu Angelus dominical, transmitido pelo Vaticano, Francisco agradeceu pelas orações recebidas durante sua convalescença e pediu paz mundial, mencionando especialmente vítimas de tragédias e conflitos, como o desabamento de uma boate em Santo Domingo e a guerra no Sudão.
O líder católico passou mais de cinco semanas no Hospital Gemelli, em Roma, e desde seu retorno ao Vaticano, em 23 de março, segue com atividades reduzidas por recomendação médica. Apesar da melhora, ainda não foi confirmada sua participação nas cerimônias da Semana Santa. Em sua oração, o papa também lembrou de crises humanitárias no Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel e outros países, reforçando seu apelo por paz e prosperidade.