O Papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), mas em seus últimos momentos de vida, demonstrou gratidão ao seu cuidador pessoal, Massimiliano Strappetti. De acordo com o Vaticano, o pontífice teria dito “obrigado por me trazer de volta à Praça”, referindo-se à sua surpreendente aparição na Praça São Pedro no Domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte. Antes de perder a consciência, Francisco acenou para o enfermeiro, em um gesto de despedida descrito como tranquilo e sem sofrimento.
Strappetti, que salvou a vida do Papa ao recomendar uma cirurgia de cólon em 2021, acompanhou Francisco durante todos os 38 dias de internação por pneumonia bilateral no Hospital Gemelli. No sábado (19), ele auxiliou o pontífice a revisitar a Basílica de São Pedro para preparar a celebração pascal. No domingo, Francisco surpreendeu ao aparecer no papamóvel na Praça São Pedro, um momento que, segundo o Vaticano, deixou-o “cansado, mas feliz”.
O Papa morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC e uma parada cardíaca em sua residência na Casa de Santa Marta. O Vaticano destacou que sua morte foi discreta e rápida, ocorrendo pouco depois de ele ter abençoado os fiéis na Páscoa. Em comunicado, a Igreja Católica ressaltou que Francisco partiu “tendo novamente abraçado o povo”, cumprindo sua promessa de caminhar junto aos fiéis desde o início de seu pontificado em 2013.