O setor de panificação brasileiro registrou um faturamento de R$ 153,3 bilhões em 2024, um crescimento de 10,9% em comparação com o ano anterior, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal). De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o resultado foi impulsionado pelo aumento de 4,57% no fluxo de clientes nas padarias, que retomaram seu papel como espaços versáteis para refeições rápidas, encontros e até reuniões de trabalho.
A Região Norte liderou o crescimento do setor, com alta de 16,3% no faturamento, enquanto o Sudeste, que concentra o maior número de empresas, registrou um aumento de 8,8%. A cidade de São Paulo permaneceu como a capital com mais estabelecimentos (21.358), seguida por Rio de Janeiro (12.191), Belo Horizonte (4.809), Brasília (4.723) e Salvador (4.005).
O desempenho do setor reflete uma recuperação significativa, quase quatro vezes maior que o crescimento de 2023, reforçando a importância das padarias como espaços multifuncionais. O cenário positivo também se alinha com o recorde na abertura de pequenos negócios no primeiro trimestre e o crescimento do comércio em todo o país.