O INSS iniciará o pagamento do 13º salário em duas parcelas, a partir de 24 de abril, beneficiando aproximadamente 34,2 milhões de segurados. A primeira parcela, direcionada a quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518), será depositada entre 24 de abril e 8 de maio, seguindo um cronograma baseado no número final do cartão. Já os beneficiários com renda acima do mínimo terão os depósitos entre 2 e 8 de maio, começando por aqueles com finais de matrícula 1 e 6. A segunda parcela será creditada entre 26 de maio e 6 de junho.
O abono inclui aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões por morte e outros benefícios, mas exclui os recebedores do BPC. Seguradas em licença-maternidade terão direito a um 13º proporcional, pago junto à última parcela do benefício. Para consultar informações, os segurados podem acessar o site gov.br/meuinss, usar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135.
O INSS destacou que a medida injetará R$ 73,3 bilhões na economia nacional e não há previsão de um 14º salário. A reportagem foi produzida com auxílio de inteligência artificial e publicada por Sarah Paula, sem menção a questões controversas ou envolvimento de indivíduos em situações negativas.