A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quinta-feira (17.abr.2025) a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, com reforço nas fiscalizações nas rodovias federais por cinco dias. O objetivo é aumentar a segurança dos motoristas durante o feriado, combatendo infrações como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e falta de uso do cinto de segurança. Dados da PRF mostram que, apenas nos primeiros meses de 2025, mais de 1,7 milhão de motoristas foram flagrados acima do limite de velocidade, enquanto 96 mortes ocorreram devido à falta do cinto.
A operação também utilizará tecnologia, como radares fixos e móveis, para intensificar a fiscalização de condutas irregulares, incluindo dirigir sob efeito de álcool, uso de celular ao volante e falta de equipamentos obrigatórios, como cadeirinhas infantis. O diretor-geral da PRF destacou que a estratégia visa reduzir acidentes e salvar vidas, além de combater crimes como tráfico de drogas e armas. Comparativamente, em 2024, houve 125 mortes relacionadas à ausência do cinto de segurança no mesmo período.
Além das ações tradicionais, a PRF alerta para a importância da conscientização dos motoristas, reforçando que pequenas infrações podem levar a consequências graves. A operação segue até o final do feriado, com foco em prevenir acidentes e garantir maior segurança nas estradas. As informações são da Agência Brasil.