Uma força-tarefa composta por agentes federais, incluindo Polícia Federal (PF), Ibama e Funai, está realizando uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas. A ação, iniciada em 24 de junho, já resultou na destruição de 16 dragas e maquinários usados na extração ilegal de minérios. Além disso, as equipes buscam identificar os responsáveis pelo financiamento e organização das atividades criminosas, que ameaçam comunidades indígenas isoladas na região.
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, abrigando a maior população de povos isolados do mundo. A área já foi palco de conflitos violentos, incluindo o assassinato de um indigenista e um jornalista em 2022. Atualmente, há nove grupos isolados confirmados e outros cinco em estudo, além de aproximadamente sete mil indígenas de diversas etnias. A preservação do território é essencial para proteger essas comunidades de invasões e danos ambientais.
Desde janeiro de 2023, as operações contra o garimpo ilegal na região resultaram em multas superiores a R$ 15 milhões, a destruição de 98 dragas e a apreensão de armas, embarcações e madeira ilegal. As ações reforçam o compromisso das autoridades em garantir a segurança do território e combater crimes ambientais, especialmente em áreas com presença de povos isolados, que são particularmente vulneráveis a ameaças externas.