As obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos, iniciaram nesta segunda-feira (14 de abril), com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. O projeto, que recebe um investimento de mais de R$ 150 milhões, inclui a construção de 19,2 quilômetros de faixas adicionais, sendo 10 na pista norte e 9 na sul, além de uma marginal de 3,1 quilômetros. A concessionária Ecovias Noroeste Paulista, responsável pelas obras, destacou que a infraestrutura contempla iluminação, drenagem, sinalização e pavimentação.
A fase inicial ocorrerá entre 14 de abril e 9 de maio, com interdições na faixa mais à esquerda para a instalação de barreiras de concreto do tipo New Jersey, que visam aumentar a segurança durante a execução dos trabalhos. As intervenções serão realizadas principalmente no canteiro central, com fechamentos diurnos de segunda a quinta-feira, das 6h às 17h, e às sextas-feiras, até as 16h. Durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes (17 a 22 de abril), as obras serão suspensas para garantir a fluidez do tráfego.
O projeto também prevê a construção de 3,9 quilômetros de ciclovias, duas novas passarelas para pedestres e uma Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) no quilômetro 252, próximo a Ibaté. Além disso, serão adequadas rotatórias e obras de arte especiais, como pontes e viadutos. A iniciativa busca melhorar a organização do tráfego e a segurança de motoristas e trabalhadores, com cronograma sujeito a ajustes conforme a evolução dos serviços.