Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar ao Brasil nesta sexta-feira (11), com pouso em Fortaleza (CE). A Polícia Federal (PF) será responsável pelo controle migratório, verificação de mandados judiciais e recepção dos passageiros. No último voo, em fevereiro, dois brasileiros foram presos devido a mandados de prisão em aberto. Este será o quarto voo do tipo, após o governo federal mudar o destino inicial de Belo Horizonte para Fortaleza, evitando que os deportados permanecessem algemados durante o sobrevoo.
Os repatriados seguirão protocolos estabelecidos, como a retirada das algemas após o pouso, e serão transportados para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Até agora, 300 brasileiros já foram deportados em três voos anteriores, com números variando entre 88 e 111 passageiros por voo. A quantidade de deportados no quarto voo ainda não foi divulgada.
O governo federal montou uma força-tarefa para melhorar o acolhimento, incluindo assistência humanitária com água, alimentação, acesso à internet e suporte psicológico. A iniciativa surgiu após relatos de abusos e condições precárias durante o primeiro voo, em janeiro. Desde então, o Ministério dos Direitos Humanos passou a coordenar a recepção, oferecendo também auxílio para documentação e regularização migratória.