O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a criação de uma moeda comemorativa de R$ 1 em homenagem aos 60 anos do Banco Central (BC). A moeda terá circulação normal na economia, mas detalhes sobre seu design só serão divulgados entre o final de julho e o início de agosto. O anúncio foi feito durante uma reunião ordinária do CMN, que contou com a presença de autoridades como o ministro da Fazenda e o presidente do BC.
A solenidade pelos 60 anos do BC, realizada no início de abril, reuniu o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, além de nove ex-presidentes e outras autoridades, como os presidentes da Câmara e do Senado, e ministros de Estado. O evento marcou a trajetória da instituição, que agora será celebrada também com a nova moeda comemorativa. A aprovação da moeda foi a única deliberação da reunião do CMN em abril.
Enquanto aguarda mais informações sobre a moeda, o BC segue anunciando novidades, como o Pix parcelado, previsto para setembro, e mudanças nas regras do Pix para aumentar a segurança. A moeda comemorativa reforça o papel do BC na economia brasileira, simbolizando suas seis décadas de atuação.