Uma nova frente fria chegou ao Sul do Brasil nesta quarta-feira (2), com destaque para o Rio Grande do Sul, onde há alertas para temporais e chuvas volumosas. O sistema deve afetar os três estados da região até o final da semana, com riscos de tempestades no sul gaúcho, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Cidades como Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Jaguarão (RS) podem registrar os maiores volumes de chuva, com previsões de até 43 mm e 35 mm, respectivamente.
Além das precipitações, a frente fria provocará uma queda acentuada nas temperaturas, marcando alguns dos dias mais frios do ano na região. Na quinta-feira, o Rio Grande do Sul registrará as mínimas mais baixas, com termômetros chegando a 15°C em cidades como Chuí e Santana do Livramento. Santa Catarina e o RS também serão os mais afetados pelo frio intenso na sexta-feira, com mínimas de 6°C em Urupema e São Joaquim.
A madrugada de sábado deve ser especialmente fria, com possibilidade de geada e temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra Catarinense. Demais áreas da região serrana de SC e RS, assim como a fronteira com o Uruguai, podem registrar mínimas abaixo de 4°C. A previsão indica que o clima severo persistirá nos próximos dias, exigindo atenção para riscos associados às chuvas e ao frio intenso.