O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, faleceu neste domingo (13) em Lima, aos 89 anos. Segundo nota divulgada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, o autor morreu pacificamente, cercado pela família. Sua obra vasta e influente garantiu-lhe reconhecimento mundial, e sua partida foi lamentada por parentes, amigos e admiradores de sua literatura.
O comunicado destacou que Vargas Llosa teve uma vida longa, repleta de aventuras e realizações, deixando um legado literário que o perpetuará. Conforme suas vontades, não haverá cerimônia pública, e seus restos mortais serão cremados. A família pediu privacidade para se despedir do escritor de maneira íntima, acompanhada apenas por pessoas próximas.
Considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana, Vargas Llosa influenciou gerações com romances como “A Guerra do Fim do Mundo” e “A Festa do Bode”. Sua morte marca o fim de uma era, mas sua obra continuará a inspirar leitores e escritores ao redor do mundo.