O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reuniu-se nesta quarta-feira (30.abr.2025) com representantes da SpaceSail, empresa chinesa especializada em internet via satélites de baixa órbita (LEO). O encontro ocorreu em Xangai, na sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), e marcou a continuidade das tratativas para a implementação do serviço no Brasil. A SpaceSail já possui 40 satélites em operação e planeja lançar mais 648 nos próximos 14 meses, com meta de atingir 15 mil unidades até 2030.
As negociações foram inicialmente conduzidas pelo ex-ministro das Comunicações, que deixou o cargo em abril. O governo brasileiro optou por avançar com a SpaceSail após tensões com a Starlink, empresa de Elon Musk, embora autoridades tenham negado que a escolha tenha relação direta com os desentendimentos. A deterioração da relação entre o Planalto e Musk incluiu até conflitos envolvendo a primeira-dama.
Além da SpaceSail, Rui Costa também se reuniu com executivos da Windey Energy Technology, líder chinesa em energia eólica. A visita do ministro à China tem como objetivo alinhar acordos comerciais e governamentais, que devem ser anunciados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país em 12 de maio. A agenda busca fortalecer parcerias estratégicas em tecnologia e energia renovável.