Um avião monomotor realizou um pouso forçado na BR-101, em Garuva (SC), no início da tarde desta segunda-feira. A aeronave, que havia acabado de fazer um voo panorâmico pela região, apresentou uma pane no motor, obrigando o piloto a pousar em meio ao tráfego de carros e caminhões. As duas pessoas a bordo não sofreram ferimentos, e o momento crítico, em que o avião desviou de cabos de alta tensão e quase atingiu um caminhão, foi registrado por testemunhas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o incidente ocorreu por volta das 11h50, no quilômetro 15 da rodovia, sentido Porto Alegre (RS). O proprietário da aeronave, um Pelican 500 BR, afirmou que era a primeira vez que o avião, adquirido em 2013 e com certificado de aeronavegabilidade em dia, apresentava problemas. O Cenipa foi acionado para investigar as causas do ocorrido.
A aeronave foi removida do local por volta das 17h35, após ter as asas retiradas para facilitar o transporte por terra. Mecânicos avaliaram os danos, e o avião foi guinchado para Guaramirim (SC), onde será analisado. O tráfego na BR-101 foi parcialmente afetado, mas a situação foi normalizada após a retirada da aeronave.