O ministro das Cidades, Jader Filho, visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, em Belém, e confirmou que a maior estação do tipo no Pará será entregue em setembro de 2025. Com 80% dos serviços concluídos, a ETE Una terá capacidade para tratar 475 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 90 mil moradores da área central da capital paraense. A obra, originalmente contratada em 2008 e paralisada três vezes ao longo de 17 anos, foi retomada em fevereiro deste ano, com investimento total superior a R$ 100 milhões, incluindo mais de R$ 42 milhões em recursos federais.
Executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a ETE Una é a primeira do estado a realizar tratamento total de esgoto, marcando um avanço no saneamento básico e na qualidade de vida da população. O presidente da Cosanpa destacou que o projeto garantirá melhorias na saúde pública e no meio ambiente, além de ser um legado para a cidade, especialmente com a realização da COP 30.
Durante a entrega da segunda fase da obra, o ministro reforçou o compromisso de concluir o projeto dentro do prazo, enfatizando a importância da parceria entre os governos federal e estadual. A ETE Una simboliza um marco na infraestrutura de saneamento do Pará, atendendo a uma demanda antiga e promovendo desenvolvimento sustentável para a região.