O Ministério da Educação (MEC) estendeu até 2 de maio o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, que terminaria nesta sexta-feira (25). Estudantes de baixa renda e matriculados no 3º ano de escolas públicas estão entre os que podem requerer o benefício. O processo deve ser feito exclusivamente na página do participante, com login no portal Gov.br.
A prorrogação também vale para justificativas de ausência no Enem 2024. Participantes que faltaram aos dois dias de prova no ano passado precisam apresentar justificativa para obter isenção em 2025. Os prazos para recursos e resultados permanecem os mesmos: a divulgação das solicitações aprovadas será em 12 de maio, com recurso entre 12 e 16 de maio, e resultado final em 22 de maio.
A aprovação da isenção não significa inscrição automática no exame. O Inep reforça que, mesmo com a gratuidade, os candidatos deverão se inscrever no Enem 2025 dentro do prazo que será divulgado em edital futuro. O MEC ainda não definiu as datas oficiais para as inscrições.