Em 2023, apenas seis dos 309 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) alcançaram a nota máxima, conceito 5. Desses, cinco estão localizados em São Paulo e um em Minas Gerais. A única instituição pública entre as melhores avaliadas foi a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), enquanto as demais são particulares, incluindo a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e a Santa Casa de São Paulo.
Além dos cursos com nota 5, o Enade revelou que 119 obtiveram conceito 4, 156 ficaram com nota 3, 22 receberam nota 2 e dois tiveram o pior desempenho, nota 1. Quatro cursos não foram avaliados devido ao número insuficiente de formandos. A avaliação considerou desempenho dos alunos, infraestrutura, recursos pedagógicos, corpo docente e questionários respondidos pelos estudantes.
No geral, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil, com destaque para as áreas de saúde, especialmente medicina (65) e fisioterapia (53,67). Arquitetura, engenharia ambiental e segurança do trabalho também se destacaram. Entre os cursos presenciais, 5% alcançaram a nota máxima, enquanto apenas 0,9% dos cursos a distância obtiveram o mesmo desempenho.