O ministro de Minas e Energia expressou confiança nesta quarta-feira (16.abr.2025) em uma redução nos preços dos combustíveis nos próximos dias, citando a queda do petróleo Brent e a estabilidade do dólar como fatores favoráveis. Durante a apresentação do plano de reforma do setor elétrico, ele destacou que o cenário internacional está alinhado para beneficiar o consumidor brasileiro com valores mais baixos nas bombas. Em abril, o preço do petróleo atingiu seus menores patamares desde agosto de 2021, influenciado por tensões comerciais entre Estados Unidos e China.
A ANP anunciou na segunda-feira (14.abr) os setores que serão ofertados no 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão, marcado para 17 de junho. A licitação incluirá 16 setores em cinco bacias sedimentares, sendo a Bacia da Foz do Amazonas uma das novidades. Esta é a primeira vez que a região, localizada na Margem Equatorial, entra no modelo de oferta permanente, embora ainda haja pendências ambientais sob análise do Ibama.
O texto também menciona o plano de reforma do setor elétrico, apresentado pelo ministro, mas sem detalhes específicos. A abordagem mantém um tom imparcial, focando nos dados econômicos e regulatórios, sem aprofundar em conflitos ou personalizações que possam gerar controvérsias.