O filme “A Minecraft Movie” superou todas as expectativas em sua estreia, arrecadando US$ 301 milhões globalmente no fim de semana de lançamento. Nos EUA e Canadá, foram US$ 157 milhões, tornando-se a maior abertura do ano e batendo o recorde anteriormente detido por “The Super Mario Bros. Movie” (US$ 146 milhões). Dirigido por Jared Hess e produzido pela Legendary Entertainment e Warner Bros., o longa-metragem, que custou US$ 150 milhões, atraiu principalmente jovens, com 64% do público abaixo dos 25 anos.
Apesar de críticas mistas, o filme recebeu uma avaliação positiva do público (B+ no CinemaScore) e se beneficiou da base de fãs do jogo, que tem 200 milhões de jogadores ativos mensais. Executivos da Warner Bros. destacaram o apelo universal da produção, que funcionou bem em todos os tipos de salas de cinema. “As pessoas querem uma fuga, especialmente em algo que envolva toda a família”, afirmou um dos co-presidentes do estúdio.
O sucesso do filme ajudou a reduzir o déficit bilheteria de 2025, que caiu de 13% para 5% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, outros lançamentos, como o filme de ação “A Working Man” e a série “The Chosen: Last Supper”, ocuparam posições menores no ranking. Com a temporada de verão se aproximando, Hollywood espera que o sucesso de “A Minecraft Movie” sinalize uma recuperação para o mercado cinematográfico.