Mais de 20 mil fiéis se reuniram na Praça Santa Marta, no Vaticano, nesta quarta-feira (23), para prestar homenagens ao papa Francisco, cujo corpo está sendo velado na Basílica de São Pedro. O caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, onde um coro entoou a Ladainha dos Santos em latim. O cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia, incluindo uma leitura do Evangelho de João, em memória do pontífice.
O velório seguirá até sexta-feira (25), com horários de visitação ampliados para permitir que os devotos prestem suas últimas homenagens. Na quarta, o espaço ficou aberto até meia-noite; na quinta (24) e sexta, o acesso será das 7h à meia-noite e das 7h às 19h, respectivamente. O funeral está marcado para sábado (26), a partir das 10h, na Basílica de São Pedro, seguido pelo sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo do papa.
A cerimônia de sábado, chamada Missa de Exéquias, marcará o início dos nove dias de luto e orações. Presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, incluirá os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, encerrando as homenagens ao líder religioso. O evento reunirá autoridades e fiéis em uma despedida solene ao pontífice.