A Mercedes-Benz entregou 175 ônibus elétricos à Prefeitura de São Paulo, mesmo sem receber o pagamento integral do contrato de R$ 300 milhões. O valor só será liberado quando os veículos estiverem em circulação, mas a Enel, responsável pela infraestrutura de energia, ainda não tem capacidade para abastecê-los. Atualmente, a cidade possui 527 ônibus elétricos em operação, mas a administração municipal afirma que esse número poderia ser maior se houvesse suporte adequado para carregamento.
A Enel destacou que vem trabalhando na infraestrutura externa das garagens, mas as obras internas são de responsabilidade das empresas de transporte. A concessionária realiza reuniões semanais com as operadoras e a SPTrans para alinhar os projetos, mas o prazo de conclusão varia conforme a complexidade de cada caso. A falta de sincronia entre as partes tem sido um obstáculo para a ampliação da frota elétrica.
O impasse reflete os desafios na transição para um transporte público mais sustentável. Enquanto a prefeitura aguarda a infraestrutura necessária, os novos ônibus permanecem sem uso, atrasando os planos de redução de emissões poluentes na cidade. A situação exige maior coordenação entre poder público, concessionárias e operadoras para garantir a efetividade dos investimentos.