As bolsas de Nova York encerraram a sessão desta terça-feira, 8, em queda, após a confirmação da Casa Branca de que imporá tarifas totais de 104% sobre bens importados da China a partir de quarta-feira, 9. O S&P 500 fechou abaixo dos 5.000 pontos pela primeira vez em um ano, enquanto o Dow Jones recuou 0,84% e o Nasdaq caiu 2,15%. Os índices haviam aberto em alta, mas perderam força após o anúncio das medidas, que incluem uma tarifa adicional de 50% em resposta às retaliações chinesas.
A Apple foi uma das mais afetadas, com suas ações caindo quase 5% e acumulando perdas de 20,4% desde o início de abril. Duas instituições financeiras reduziram seus preços-alvo para a empresa, refletindo preocupações com o impacto das tensões comerciais. A secretária de imprensa da Casa Branca afirmou que há interesse em trazer a produção de iPhones para os EUA, onde atualmente a maioria dos produtos da marca é montada na China.
A Nvidia, por outro lado, registrou alta de 1,4%, apesar da volatilidade no setor de semicondutores, que ainda não foi incluído nos planos tarifários. No entanto, persistem incertezas sobre como a escalada das tensões entre EUA e China pode afetar a maior fabricante global de chips de inteligência artificial. As informações são preliminares e refletem o clima de instabilidade nos mercados.