As bolsas asiáticas encerraram predominantemente em alta nesta terça-feira (15/04/2025), impulsionadas pela expectativa de redução nas tarifas comerciais dos Estados Unidos. Os índices Nikkei, no Japão, e Kospi, na Coreia do Sul, subiram 0,84% e 0,88%, respectivamente, com destaque para as ações de montadoras. Taiwan também registrou desempenho forte, com o Taiex avançando 1,77%, enquanto Hong Kong teve alta mais moderada. Na China continental, os mercados oscilaram entre ganhos e perdas devido às incertezas da guerra comercial com os EUA.
A decisão dos EUA de suspender por 90 dias as tarifas recíprocas para a maioria dos países, exceto a China, contribuiu para o clima positivo. Pequim, porém, enfrenta tarifas de 145% sobre seus produtos e retaliou com taxas de 125% sobre importações norte-americanas. O anúncio de que itens como smartphones e computadores ficariam isentos, além da promessa de alívio para o setor automotivo, reforçou o otimismo entre os investidores.
Na Oceania, a bolsa australiana manteve tendência positiva, com o S&P/ASX 200 subindo 0,17%, marcando seu segundo pregão consecutivo no azul. O movimento reflete a esperança de que as tensões comerciais entre as maiores economias do mundo possam ser atenuadas, beneficiando os mercados globais.