Os índices acionários da China e de Hong Kong fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira (2), em meio à expectativa por novos detalhes sobre as tarifas comerciais que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar. O CSI 300 recuou 0,08%, enquanto o SSEC, de Xangai, subiu 0,05%, e o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,02%. Investidores aguardam o tamanho e o alcance das medidas, que podem intensificar as tensões comerciais globais.
A Casa Branca confirmou que Trump divulgará as novas tarifas nesta quarta-feira, mas não especificou seus detalhes. Desde o início de seu mandato, o governo americano já impôs taxas de 20% sobre importações chinesas, levando a Pequim a retaliar em março. Analistas destacam que o tom do anúncio será crucial—se sinalizar abertura para negociações ou confronto—influenciando a reação dos mercados.
Setores financeiros e de tecnologia apresentaram leve alta na China e em Hong Kong, respectivamente, mas a aversão ao risco pode crescer se as tarifas forem agressivas e provocarem retaliações rápidas da China e da União Europeia. O cenário permanece incerto, com os investidores monitorando os próximos desdobramentos da guerra comercial.