O megainvestidor Bill Ackman destacou que o setor de locação de automóveis nos EUA funciona como um oligopólio, com três empresas—Enterprise, Avis e Hertz—dominando cerca de 95% do mercado. Em uma publicação no X, ele explicou que a disciplina de preços do segmento melhorou desde a pandemia, citando as altas margens de lucro da Enterprise como exemplo do potencial lucrativo do negócio. Ackman também mencionou que começou a adquirir ações da Hertz no final do ano passado e agora detém uma participação de 19,8% na companhia, incluindo ações e swaps.
Ackman acredita que a Hertz pode se beneficiar de uma estrutura industrial mais sólida e de um comportamento competitivo mais racional, além da resolução de problemas relacionados à sua frota de veículos elétricos da Tesla, que impactaram negativamente seus resultados no passado. Ele também destacou o potencial de retorno atraente para os acionistas, impulsionado por um plano de recuperação operacional liderado por uma nova equipe de gestão com histórico de sucesso e pela estrutura de capital alavancada da empresa.
Na quarta-feira, as ações da Hertz dispararam 56,4% após a revelação de que a Pershing Square, gestora de Ackman, assumiu uma posição significativa na locadora. O movimento reflete a confiança do investidor na capacidade da empresa de se recuperar e capitalizar as oportunidades do mercado, que hoje é majoritariamente controlado por poucas players. A aposta de Ackman chama atenção para o potencial de consolidação e lucratividade do setor.