Uma massa de ar polar está chegando ao Brasil nesta semana, prometendo ser a mais intensa do ano e causando quedas significativas nas temperaturas. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com termômetros registrando reduções de 3°C a 5°C. A interação entre a massa fria e o ar quente ainda presente no país deve gerar instabilidades, potencialmente batendo recordes de frio em São Paulo e na serra gaúcha, segundo meteorologistas.
Além do frio, o estado de São Paulo enfrentará chuvas, especialmente na terça-feira (29), com volumes que podem chegar a 50 mm em algumas regiões do interior. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h em áreas como Sorocaba, Campinas e Vale do Ribeira. Enquanto isso, no Sul, há risco de geadas no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina e Paraná, o que pode impactar a agricultura local.
No litoral das regiões Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve provocar chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm. O sistema, comum nessas áreas, é resultado do excesso de calor próximo à Linha do Equador. Enquanto os paulistanos se preparam para tirar casacos do armário, os produtores rurais do Sul ficam atentos aos possíveis danos causados pelas geadas.