A Marinha do Brasil reforçará a fiscalização do tráfego aquaviário na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante o feriado prolongado da Semana Santa, entre 17 e 21 de abril. As ações, concentradas em áreas como a Av. Bernardo Sayão, Porto Foca, Ilha do Combu, Ilha de Cotijuba e Icoaraci, visam inspecionar embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e motos aquáticas, para garantir o cumprimento das normas de segurança e prevenção à poluição ambiental.
As equipes da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) verificarão documentos dos condutores, condições de navegabilidade, itens de salvamento (como coletes e extintores) e o limite de passageiros. Em caso de irregularidades, as medidas podem incluir notificações, autuações ou até a apreensão da embarcação. O objetivo é assegurar a segurança da navegação e a proteção do meio ambiente.
A Marinha disponibiliza canais de comunicação, como o Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e os contatos da CPAOR, para denúncias ou informações sobre situações de risco. A iniciativa busca prevenir acidentes e proteger vidas humanas, além de combater possíveis danos ambientais nas vias navegáveis da região.