O InfoMoney oferece auxílio aos contribuintes com dúvidas na declaração do Imposto de Renda 2025, por meio de especialistas em contabilidade e tributos. Leitores podem enviar perguntas para o e-mail [email protected], e as selecionadas serão respondidas no site e nas redes sociais. Uma das dúvidas abordadas foi sobre como declarar despesas de plano de saúde de um dependente que também apresenta declaração à parte.
Um leitor relatou que sua esposa, dependente no plano de saúde, declarou Imposto de Renda separadamente no ano anterior. Por receio da malha fina, ele não incluiu as despesas médicas dela em sua declaração, o que resultou em uma restituição menor. O especialista Rodrigo Gaiardo explicou que a decisão foi correta, pois despesas só podem ser declaradas por quem as realizou ou por dependentes incluídos na declaração. Nesse caso, a esposa deveria incluir os gastos em sua própria declaração.
A Receita Federal reconhece a entidade familiar, dispensando comprovação de transferência de recursos entre cônjuges. Caso a esposa volte a ser dependente na declaração, as despesas com o plano de saúde poderão ser incluídas novamente. Gaiardo, advogado especializado em Direito Tributário, reforça que a prática está em conformidade com a legislação, evitando problemas com a fiscalização.