Prefeito reforçou que tomar a vacina é um ato de amor e convocou a população a participar da campanha, cuja meta é alcançar pelo menos 90% do público-alvo
O prefeito Sandro Mabel e o governador Ronaldo Caiado lançaram nesta terça-feira (1°/4) a campanha de vacinação contra a Influenza, na Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera. A Prefeitura de Goiânia recebeu a primeira remessa de imunizantes, com 43,2 mil doses da vacina, e iniciará a imunização de grupos prioritários em 14 salas de vacinas distribuídas pela capital.
No evento, o prefeito reforçou que tomar a vacina é um ato de amor e convocou a população a participar da campanha. “Minha mãe cumpriu todo o meu calendário vacinal, e eu fiz o mesmo com meus filhos e netos. A vacina é fundamental. Hoje temos imunizantes para diversas doenças e a baixa cobertura vacinal é preocupante. Quando temos apenas 55% da população vacinada contra influenza, isso se torna um problema grave. É um apelo para todas as mães, pais e avós: levem seus filhos, netos e familiares para se imunizar”, destacou Mabel.
A partir deste ano, a vacina contra a Influenza foi incorporada ao calendário nacional de imunização para crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Com essa mudança, a vacinação desses grupos será contínua ao longo do ano, e não apenas durante campanhas sazonais.
Além desses públicos, a vacina está disponível para puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e dos correios, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
A vacina contra a Influenza de 2025 é trivalente e contém as cepas H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A meta da campanha é alcançar pelo menos 90% do público-alvo.
Para a campanha deste ano, a Prefeitura de Goiânia disponibilizou 14 pontos de vacinação e garantiu a estrutura necessária para atender a demanda. “As salas de vacinação estão abastecidas com doses, seringas e demais insumos. Esse trabalho é realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado, com total apoio do governador Ronaldo Caiado. Cada vacina aplicada representa um investimento muito menor do que o custo de tratar uma doença”, enfatizou.
O governador Ronaldo Caiado também fez um apelo à população para que busque a imunização. “Precisamos aumentar a responsabilidade e o interesse das pessoas em se protegerem. A vacinação não pode ser uma responsabilidade exclusiva do Estado e do município, cada cidadão deve se conscientizar sobre a importância de se imunizar”, afirmou.
Caiado alertou sobre as consequências da baixa cobertura vacinal, lembrando que, no ano passado, apenas 55% do público-alvo foi vacinado. “A falta de vacinação resulta em ocupação de leitos hospitalares e aumento da demanda por UTIs, comprometendo o atendimento a vítimas de acidentes e outras emergências. A sociedade precisa se conscientizar. A melhor forma de tratar uma doença é preveni-la, e a vacina é a maneira mais eficiente para isso”, reforçou o governador.