Ao lado do secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, para assinatura de ordem de serviço de sinalização turística da região, o prefeito também anunciou reforço na iluminação de LED, galerias pluviais, calçamento especial e mais segurança
A Região da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, considerada um dos maiores polos da moda do país, contará com semipórticos e totens para facilitar a orientação de turistas e compradores, e passará a integrar o plano de revitalização do Centro de Goiânia. A autorização para o início das obras de instalação dos equipamentos foi assinada nesta quarta-feira (9/4) pelo prefeito Sandro Mabel e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Adib Elias, em ato realizado na sede da Seinfra, que fica no Edifício Prime Tamandaré Office, no Setor Oeste.
Para a execução da obra, que refletirá na modernização e melhoria da sinalização turística da área, o governo de Goiás investirá R$ 1,4 milhão.
Em coletiva de imprensa, após a assinatura da ordem de serviço, Mabel afirmou que a implantação dos equipamentos faz parte do processo de reestruturação da Região da 44, que começou com o início da regularização dos ambulantes, que têm como opção o aluguel social, caso optem por se instalar em lojas das galerias, ou a transferência para a Feira Hippie. “Temos um grande plano para a Região da 44, que inclui a sua integração ao plano de revitalização do Centro de Goiânia”, afirmou.
Segundo o prefeito, a região é uma das prioridades da gestão, fortalecendo a sua vocação, que é o segundo maior polo da moda no país. Afirmou que os dez pórticos e os 58 totens de identificação vão melhorar a identidade visual da área, facilitando a orientação de turistas e compradores. “A Região da 44 caminha para a sua total organização, que ganhará, como reforço, iluminação de LED, galerias pluviais, calçamento especial e mais segurança”, pontuou Mabel, acrescentando que as inovações aumentarão em 30% o número de turistas e compradores.
Para o secretário Adib Elias, os equipamentos que serão instalados fortalecerão a economia de Goiás e de Goiânia. “O recurso utilizado é de uma emenda impositiva de bancada, do senador Wilder Morais. Verdadeiramente, trata-se de uma estrutura muito importante para a economia da capital e do estado. É uma sinalização eficaz e de muita importância para a região, principalmente quando vejo o processo de regularização dos ambulantes empreendido pela prefeitura”, destacou.
O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Sérgio Naves, disse que o local se consolida como o segundo maior produtor de moda do Brasil, e que melhorias são sempre bem-vindas. “Esse projeto, de instalação de semipórticos e totens, é um plano antigo da nossa entidade, que vai agregar ainda mais valor à economia da região, e será um grande divisor de águas para região, que passará a integrara o plano de recuperação do Centro de Goiânia”, ressaltou Naves.
Nova sinalização
Com a assinatura da ordem de serviço, a obra de instalação dos equipamentos, nos principais acessos da região, já começa de imediato, com o objetivo de melhorar a identidade visual da área, facilitando a circulação de pessoas.
A Região da 44 tem mais de 16 mil pontos de venda e atrai cerca de 15 milhões de visitantes por ano, vindos de todas as regiões do Brasil e também de outros países. A expectativa é que as obras, que serão executadas pela Funcional Construções Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, sejam concluídas em seis meses.
De acordo com informações da AER44, a região é responsável por cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos, cujo comércio local inclui um perímetro com 12 ruas e três avenidas no Setor Norte Ferroviário. São em média 800 mil turistas de compras por mês que visitam mais de 15,5 mil pontos de vendas, distribuídos em 140 empreendimentos entre shoppings, galerias e hotéis.
Foto: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia